A qualificação na construção é um processo essencial para a gestão de riscos. Ela permite que as construtoras avaliem o histórico de segurança, a experiência e a estabilidade financeira de um subcontratado. Do lado do subcontratado, o processo de qualificação abre portas para novos negócios.
Pensando nisso, a Scala vem desenvolvendo processos mais eficientes, transparentes e que ofereçam valor para todos os envolvidos, com o apoio do SEBRAE.
Um novo modelo para a qualificação
Visando criar um processo proativo que minimize os riscos da seleção de subcontratados e agregue mais valor ao processo para a equipe, criamos ferramentas de qualificação mais dinâmicas e interativas como a equipe do SEBRAE, com o Programa Caminhos de Excelência.
No programa, são selecionados alguns parceiros que recebem uma consultoria feita pelo SEBRAE e pela equipe da Scala, e esta consultoria possui vários módulos, que incluem um diagnóstico prévio das finanças, processos e maturidade empresarial do fornecedor. Tudo isso 100% gratuito e acessível, pois o subcontratado pode optar por participar de forma online e ao fim recebe a compilação da consultoria na forma de um relatório de maturidade empresarial
Na consultoria é feita uma análise detalhada das capacidades técnicas e operacionais dos fornecedores, com avaliação de conformidade conforme padrões de qualidade e requisitos específicos, além de serem oferecidos programas de capacitação e treinamento para melhorar processos e qualidade, focando no alinhamento com normas e práticas exigidas pela Scala, bem como gestão financeira para garantir um fluxo de caixa saudável e um provisionamento de recursos adequado.
Essa mudança não só melhora o envolvimento dos subcontratados, mas também agrega valor aos próprios subcontratados, levando a uma execução de projetos mais tranquila e eficiente, além de auxiliar os subcontratados a cumprirem as exigências burocráticas.
E ao final, criamos um ranking de fornecedores onde eles são pontuados através de auditorias internas constantes.
Nosso objetivo de longo prazo é chegar a um ponto em que a qualificação seja uma parte integrante e mutuamente benéfica de cada projeto da Scala.
Estamos construindo um novo modelo de pré-qualificação e queremos ouvir você: qual seria a sua ideia para melhorar esse processo? Deixe nos comentários.